top of page
Buscar
  • igortzo

A Poesia - Igor Bueno

A Poesia - Igor Bueno


A poesia vem do pó dos ossos antes de serem pó

Ela naufraga nossa sede (é como a gente lê o mar)

Desconjura a maldição

E quando assumimos sua forma,

Se desmembra

É invertebradamente contraditória.


A poesia abre o nós e rompe o nó da solidão

Ela se embala em nossa rede (é como a gente dorme o medo)

Descomplica a solução

E quando veste prosa, até esquece...


Me lembra algo do desconhecido.


A poesia encena a realidade dos sonhos

Ou seriam os sonhos da realidade?


A poesia é ovacionada por quem sofre de saudade,

Passeia livre pelos dedos risonhos

Que gargalham letras e formam palavras

E pelo poder de uma mão

Quase tudo conseguem

Nesta humana complexidade...

Passageira.

A Poesia sabe que não somos para sempre.


A poesia também se entende com as lágrimas

Apetece tudo,

Apodrece mas não morre.

É imortal!

Necessária heresia.


Ela que o divino chama ao mundo

Quando dá aquela paralisia

Em verborragia abjeta

Que precisa da teimosia

Para não ficar vazia

Mesmo com azia da vida

Continua sendo pó e cia


A Poesia sempre tá no cio

Ovula no picadeiro

Penetra na macumba

É puramente sexual


A Poesia é bem gostosa!


Chacoalha

Estribucha

Faz, desfaz, refaz, perfaz,

É o ÁS do baralho

A completude das ASAS

A poesia voa

Afora, adentro, entre - saia - rodada!


Meu dedo se afeta,

Meu quadril é só afeto:

Abaixo a burguesia!

Acima a poesia!

Dentro do chão a rebeldia!

A rima é imã de revolução

E eu sou revolto por natureza

Mesmo quando manso, calmo

Ela me faz expor o que há de pior

E continuar a provocar esperança

Pela palavra

Seja escrita,

Discreta,

Aborrachada,

Protegida,

Indescrita,

Inscrita.


Sou um caso sério de poeta

Doente de mim

Diagnosticado de mundo

Saudável até o último rascunho

E a derradeira palavra não sairá de minha boca

Mas sim,

De minhas pálpebras cerradas

Como tempestuosas navalhas.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Paulo na Sã Encruzilhada - Igor Bueno

Paulo na Sã Encruzilhada - Igor Bueno Não, Paulo, você não está São! São outros caminhos que anunciam a sanidade das ruas. O sol visivelmente nublado pelos arranha céus Condiz com a calada da noite em

Desobediência - Igor Bueno

Desobediência - Igor Bueno A sábia desobediência é ciência da desobrigação Para que obedecer o que obriga o desabrigo? Abrigar o que há de nutritivo para não brigar com o intuitivo Intuição como ação

Caminhar - Igor Bueno

Caminhar - Igor Bueno A existência lateja incessante por travessia. É o solo fértil para o desmembramento do pulso em trajetória única ao seu portador. Local tão vasto esta palavra "eu", que dirá "nós

Post: Blog2_Post
bottom of page